Veja três princípios da psicologia de marketing (e como aproveitá-los)

1. Redação

Um dos princípios essenciais da psicologia em marketing é a formulação. O que você diz e como você diz impacta significativamente como as pessoas reagem e sentem. Suas palavras são uma ferramenta poderosa para evocar as emoções certas.

Pense em palavras como orgânico, autêntico ou gratuito. Essas palavras provocam emoção na mente dos consumidores e fazem com que eles se sintam de uma determinada maneira. É por isso que as empresas os utilizam.

Quer você esteja criando um anúncio ou conteúdo de site , pense em como você escreve seu conteúdo e quais palavras você usa. Pode ser a diferença entre alguém se envolver com seu conteúdo ou passar por cima dele.

2. Preparação

Quando você olha para a psicologia do marketing, uma das coisas mais importantes é o priming. Priming envolve evocar pré-associações com as quais as pessoas se conectam automaticamente quando veem ou ouvem certas coisas ou palavras.

Então o que isso quer dizer?

Imagine alguém dizendo a palavra “fuzzy” para você. Em seguida, eles pedem para você escolher se combinaria essa palavra com “suéter” ou “papel”. Qual você escolheria?

Suéter, claro! E por que isto? Porque já existe uma pré-associação construída entre suéteres quentes e felpudos.

Então, onde o priming entra em jogo com o marketing?

O priming desempenha um papel essencial na construção das primeiras impressões da sua marca. Se as pessoas já têm pré-associações positivas com algo, você quer usar isso a seu favor.

Tome a cor, por exemplo. O azul é visto como uma cor calmante, enquanto o amarelo é visto como brilhante e vibrante. Se você possui um spa, talvez queira usar azul em seu esquema de cores para levar ainda mais longe a ideia de calma.

Você quer considerar as noções pré-concebidas das pessoas sobre cores, imagens e designs e usar isso a seu favor.

3. Efeito chamariz

Um dos aspectos mais interessantes da psicologia do marketing é o efeito chamariz. O efeito chamariz envolve os consumidores mudando suas preferências entre dois produtos ou serviços quando recebem uma terceira opção.

O efeito chamariz é muito usado em indústrias como fast food. Tome Dunkin’, por exemplo. Aqui está o detalhamento do custo de um café gelado com base no tamanho:

  • Pequeno: R$ 2,69
  • Médio: R$ 3,09
  • Grande: R$ 3,49

Onde o efeito chamariz entra em jogo é oferecer um café de tamanho médio. Se alguém vê que um café de tamanho médio custa R$ 3,09, mas um grande custa apenas 40 centavos a mais, é mais provável que eles façam upgrade para o tamanho maior e paguem os 40 centavos extras.

Quando os consumidores recebem uma terceira escolha, eles a usam como comparação para determinar o valor da escolha mais cara.

Agora, imagine se a Dunkin’ oferecesse apenas dois tamanhos: Pequeno e grande

Agora, quando você olha para os dois preços, eles são dramaticamente diferentes. É quase R$ 1 a mais para obter um café de tamanho maior. Como resultado, mais consumidores comprariam o café pequeno porque é mais barato.

O efeito chamariz é uma parte extremamente integral da psicologia do marketing porque ajuda você a fazer com que os consumidores comprem mais.

Então, qual é a melhor maneira de usar essa psicologia em seu marketing?

Se você estiver compartilhando preços, por exemplo, adicione uma terceira opção. Se você oferece ofertas de pacotes ou pacotes especiais, sempre inclua uma terceira opção como medida de comparação. Ele irá ajudá-lo a vender mais produtos ou serviços para o seu negócio.

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