Veja quatro princípios da psicologia de marketing (e como aproveitá-los)

1. Escassez

Com a psicologia de marketing, um dos truques que você pode usar é a escassez. Essa tática é uma tática comum que as empresas usam para criar um senso de urgência e fazer com que os consumidores façam uma compra.

Você já navegou em um produto e viu uma mensagem como “Apenas 2 em estoque!” ou algo semelhante? Em caso afirmativo, você experimentou o marketing de escassez.

Essa tática ajuda a convencer as pessoas a fazer compras impulsivas para que não percam o produto. É uma tática valiosa também, se alguém estava em dúvida sobre a compra, porque isso os ajuda a decidir comprar.

Você pode usar essa tática em suas listagens de produtos em seu site. À medida que seu estoque diminui para um produto, você pode criar uma mensagem urgente mostrando aos compradores que você tem um estoque limitado.

2. Reciprocidade

Alguém já fez algo de bom por você e você quis retribuir? Esse é um princípio psicológico básico que muitas pessoas seguem. É também uma parte da psicologia em marketing.

Muitas empresas praticam a reciprocidade oferecendo produtos de marca ou tamanhos de teste. Se você tem condições para isso, é uma excelente opção para o seu negócio.

Você pode praticar a reciprocidade por meio de um atendimento ao cliente de alto nível se não puder doar produtos. Ao fornecer uma experiência positiva para seu público e estar disposto a ir além, é mais provável que eles pensem positivamente em sua marca. Como resultado, eles podem retribuir deixando uma avaliação positiva sobre sua experiência.

Como 93% dos clientes leem avaliações online antes de comprar um produto, receber avaliações positivas como reciprocidade é um ativo valioso.

3. Prova social

Ao analisar a psicologia por trás do marketing, um aspecto vital a ser considerado é o poder da prova social . A prova social é quando as pessoas copiam outras para replicar os comportamentos dessas pessoas.

Enquanto algumas pessoas são líderes dispostas a correr o risco de tentar algo novo, a maioria das pessoas quer saber que é um investimento que vale a pena antes de comprar. As pessoas não gostam de desperdiçar dinheiro, então elas querem se sentir confiantes ao comprar algo da sua empresa.

É por isso que a prova social é uma parte crítica da psicologia de marketing. Se as pessoas veem que outras pessoas têm uma experiência positiva com sua marca, produtos ou serviços, elas confiam mais.

Como mencionei anteriormente, 93% das pessoas analisam as avaliações antes de comprar, e isso é porque estão procurando provas sociais para justificar sua compra. Esses compradores provavelmente seguirão se dezenas de pessoas comprarem seus produtos e deixarem comentários elogiosos.

4. Ancoragem

O último princípio que abordaremos ao analisar a psicologia no marketing é a ancoragem. A ancoragem é uma das práticas mais comuns que você verá ao fazer compras online. Envolve o compartilhamento de informações básicas com seu público para ajudá-los a tomar decisões.

Você verá esse truque de psicologia de marketing em ação com os preços. As empresas compartilham o preço original riscado na página, seguido pelo novo preço reduzido.

O preço original serve como âncora, informa aos compradores quanto vale esse produto inicialmente, em comparação com o novo preço com desconto. Isso ajuda os compradores a ver o impacto do desconto, para que fiquem mais atraídos a comprar.

Pense desta forma: se você visse um conjunto de panelas e frigideiras custando R$ 100, você se sentiria atraído a comprá-lo? Talvez talvez não. Agora imagine que você vê que o preço original era de R$ 350. De repente, aquelas panelas de R$ 100 parecem uma pechincha .

Se você quiser usar esse truque de psicologia de marketing, certifique-se de deixar claro e óbvio na página. Muitos varejistas tornam o desconto vermelho para ajudá-lo a se destacar e significar um desconto. Você pode dar um passo adiante indicando a porcentagem de desconto que alguém está recebendo no produto.

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