Saiba mais sobre três dicas de gerenciamento de projetos para fazer as coisas

1. Documente tudo

Ter recursos documentados continua sendo essencial para o gerenciamento de projetos eficaz.

Fazendo uma reunião? Tome notas. Quer que as pessoas concluam uma tarefa de uma determinada maneira? Escreva as direções. Precisa atender a determinados padrões da marca? Faça um guia de estilo.

Quanto mais documentação você tiver para o seu projeto, menos perguntas terá que responder e mais confiança poderá ter de que todos estão na mesma página.

Não se esqueça de fazer modelos também. Se você perceber que as tarefas estão sendo repetidas várias vezes, convém criar um modelo. Se, por exemplo, alguém estiver adicionando páginas a um site e todas forem semelhantes, crie um modelo de página para que eles não precisem criar algo do zero toda vez que adicionar uma página.

Ao documentar tudo, você cria uma biblioteca de recursos que sua equipe pode consultar sempre que precisar de informações, tornando seu trabalho muito mais eficiente.

2. Faça perguntas

Se você se lembrar apenas de uma das dicas de planejamento de projeto neste vídeo, embora, espero que você se lembre de mais de uma, lembre-se de fazer perguntas, não importa quão pequenas ou inconsequentes você ache que sejam. Se você está pensando assim, há uma boa chance de que outra pessoa também esteja.

Incentive sua equipe a fazer perguntas . Você quer garantir que todos entendam o projeto e suas responsabilidades. Não há vergonha em obter um pouco de clareza.

As perguntas ajudam você, sua equipe e qualquer outra pessoa envolvida no projeto a se tornarem melhores comunicadores.

Digamos que sua equipe derrubou um grande projeto e você está encarregado de agendar uma grande reunião com todos os líderes da sua empresa de web design. Você reserva uma grande sala de conferências e pede alguns lanches. O dia da reunião chega e o líder de sua equipe pergunta onde está a webcam para as pessoas que não estão no escritório. Você não tem um pronto porque nunca perguntou: “Todos estarão no escritório?” Apenas uma pergunta pode salvar a todos de muito estresse.

3. Use uma ferramenta de gerenciamento de projetos

Por último nesta lista de dicas de gerenciamento de projetos, invista em uma ferramenta de gerenciamento de projetos .

O software de gerenciamento de projetos oferece a capacidade de rastrear vários projetos no mesmo local. Dependendo da ferramenta que você usa, você pode fazer upload de arquivos, configurar listas de tarefas, atribuir tarefas aos membros da equipe, comentar em tópicos relacionados ao seu projeto e muito mais.

Com tudo em um só lugar, você terá um fluxo de trabalho mais organizado e menos caótico, especialmente se trabalhar em vários projetos ao mesmo tempo ou tiver algo mais complexo em andamento.

Uma planilha simples pode mantê-lo organizado inicialmente, mas você pode querer considerar uma ferramenta dedicada se achar que uma planilha não atende às suas necessidades crescentes.

Dica bônus. Faça parceria com uma agência de marketing digital se estiver procurando uma equipe de gerentes de projeto para ajudar em seus esforços de marketing.

Agora vá lá e gerencie esses projetos como o chefe que você é!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *