O que são domínios de primeiro nível (TLDs)?

Para começar, o que é um TLD?

Os domínios de nível superior são a segunda parte de qualquer nome de domínio, a parte que vem depois do ponto. Eles geralmente consistem em duas ou três letras, embora alguns tenham mais.

O objetivo original dos TLDs era ajudar a categorizar nomes de domínio. Por exemplo, domínios .com eram reservados exclusivamente para sites comerciais, enquanto .gov era reservado para sites governamentais. Algumas dessas distinções ainda existem, embora outras tenham desaparecido com o tempo.

Tipos de domínios de nível superior

Existem alguns tipos diferentes de TLDs. ICANN, a organização encarregada de regular domínios, reconhece oficialmente três tipos. Abordaremos esses três tipos abaixo.

Continue lendo para ver um detalhamento de cada tipo de TLD!

TLDs genéricos (gTLDs)

Os TLDs genéricos (gTLDs) cobrem a grande maioria dos TLDs, bem como os mais comuns. A maioria desses TLDs está disponível para qualquer pessoa. Eles incluem:

  • .com
  • .org
  • .internet
  • .co

Inicialmente, a ICANN oferecia apenas algumas opções nessa categoria. No entanto, eles acabaram abrindo portas para que os registradores de domínio oferecessem uma variedade maior de opções de gTLDs, fazendo com que muitas opções criativas entrassem no mix. Hoje, as opções viáveis de gTLDs incluem:

  • .tech
  • .foto
  • .televisão
  • .ninja
  • E mais!

Muito provavelmente, essa categoria de TLDs é a que sua empresa usará. Embora existam inúmeros gTLDs, “.com” é de longe o mais comum.

TLDs patrocinados (sTLDs)

Os TLDs patrocinados (sTLDs) não são tão comuns quanto os gTLDs, mas sem dúvida você já viu sua parte deles antes. Enquanto os gTLDs geralmente são abertos a todos, os sTLDs são específicos para uma organização específica.

Por exemplo, digamos que haja um site com o domínio developpeople.tech. Embora esse site possua esse nome de domínio específico, ele não possui o gTLD, se outra empresa quiser usar “.tech” como o TLD para seu próprio site, ela poderá fazê-lo.

Por outro lado, com um site como fafsa.gov, não é apenas a primeira parte do nome de domínio que está fora dos limites. Você também não pode usar o sTLD “.gov”, porque esse TLD é específico do governo.

Nessa nota, alguns dos sTLDs mais comuns incluem:

  • .gov
  • .edu
  • .publicar
  • E mais!

Vale ressaltar que só porque um TLD é patrocinado não significa que você não possa usá-lo, depende de quem você é. Por exemplo, se você administra uma universidade, é elegível para usar o sTLD “.edu”, você só precisa buscar as permissões apropriadas.

TLDs de código de país (ccTLDs)

A terceira categoria principal de TLDs são os TLDs com código de país (ccTLDs). Esses TLDs devem ser específicos para diferentes países e consistem em duas letras cada. Por exemplo, você pode ter visto sites que terminam em .ca ou .uk, que se referem ao Canadá e ao Reino Unido, respectivamente.

Embora você possa pensar que esses TLDs são restritos a organizações sediadas nesses países, nem sempre é esse o caso. Em teoria, você pode usar qualquer código de país que desejar como seu TLD. Claro, você provavelmente não teria motivos para usar um código de país estrangeiro, mas depende.

Por exemplo, muitos sites baseados em tecnologia se apegaram ao TLD “.io” porque evoca um som tecnológico. Na realidade, porém, “.io” é um ccTLD destinado ao Território Britânico do Oceano Ín

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *