Como fazer SEO para páginas de categoria de comércio eletrônico
1. Integre palavras-chave relevantes
Um problema comum de SEO para comércio eletrônico é a integração de palavras-chave. Como qualquer página, você precisa integrar palavras-chave relevantes se quiser que ela seja classificada nos resultados de pesquisa relevantes . Quando os usuários pesquisam on-line, eles usam palavras-chave para ajudá-los a encontrar o que precisam.
Conduza uma pesquisa de palavras-chave usando uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave para encontrar os melhores termos para suas páginas de categoria .
Uma ferramenta de palavras-chave gratuita como KeywordsFX pode ajudá-lo a encontrar termos relevantes para suas páginas para usar em seus subtítulos e corpo de texto.
Você deve se concentrar nas palavras-chave mais relevantes para sua página de categoria ao usar uma ferramenta de palavras-chave do Google, como KeywordsFX. Por exemplo, se você tem uma página de categoria dedicada à iluminação, palavras-chave como “iluminação LED” ou “iluminação embutida” são relevantes para a página.
Embora seja geralmente recomendado manter palavras-chave de cauda longa contendo três ou mais palavras, é um pouco desafiador fazer isso com páginas de categoria.
Como as páginas de categoria são tão amplas, elas tendem a usar palavras-chave mais gerais, como “iluminação LED” em vez de “lâmpada LED para escritório em casa”.
Você ainda pode usar palavras-chave de cauda longa, se apropriado. Por exemplo, a Lowe’s tem uma visão geral completa do produto em sua página de categoria de iluminação que inclui várias palavras-chave de cauda longa relevantes, como “luminárias de teto” e “ventiladores de teto lustre”.
Embora você não consiga usar palavras-chave de cauda longa para seus títulos de subcategoria, você pode encontrar outras maneiras exclusivas de tecer essas palavras-chave e ajudar suas páginas de categoria a se classificarem para resultados de pesquisa mais relevantes para gerar leads mais qualificados.
2. Otimize seus títulos de categoria
Se você quiser saber como otimizar suas páginas de categorias de comércio eletrônico para mecanismos de pesquisa, comece ajustando os títulos das categorias .
O Google usa seus títulos de categoria para ajudar a determinar o contexto de suas páginas, os usuários o analisam para determinar se estão no lugar certo. Ao criar seus títulos de categoria, você deseja garantir que eles sejam relevantes e use uma palavra-chave relacionada à sua página. Por exemplo, digamos que você tenha uma página de categoria para produtos de cozinha e jantar.
Usando um título de categoria como “Cozinhe e sirva quente!” é divertido e envolvente, mas não fornece contexto para a página.
Se um mecanismo de pesquisa rastreasse essa página , ele pensaria que era sobre culinária e não sobre utensílios de cozinha.
Em vez disso, criar um título de categoria relevante, como “cozinha e jantar” ou “utensílios de cozinha e talheres”, funcionaria melhor porque fornece contexto à sua página.
Ao criar títulos de categoria relevantes, você ajudará a fornecer contexto para os mecanismos de pesquisa, para que suas páginas de categoria possam ser classificadas nos resultados de pesquisa corretos.
3. Otimize seus metadados
Se você deseja fazer SEO de comércio eletrônico para páginas de categoria, deve otimizar seus metadados. Seus metadados consistem em dois componentes:
- Tag de título: sua tag de título é o que os usuários veem primeiro nos resultados da pesquisa. Ele fornece aos pesquisadores e mecanismos de pesquisa contexto para sua página.
- Meta descrição: Sua meta descrição é a breve sinopse que aparece abaixo da sua tag de título.
Esta descrição fornece uma breve visualização do que esperar em sua página.
Embora os mecanismos de pesquisa usem apenas tags de título para determinar a relevância da página, ambos os componentes são essenciais para ajudar os usuários a decidir se sua página de categoria oferece o que eles precisam. Você deseja otimizar essas tags para que os usuários cliquem em sua listagem e se envolvam em sua página de categoria, para que sua página possa ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa .
Para otimizar essas tags, você deve:
- Atenha-se aos seus respectivos limites de caracteres (60 para tags de título, 155 para meta descrições)
- Integre sua palavra-chave principal em ambos os elementos
- Torne suas tags descritivas e claras