Causas para quedas de tráfego após um redesenho

Primeiro, é importante observar que pequenas quedas de tráfego são completamente normais por alguns dias após uma reformulação. Se tiver passado menos de uma semana e o declínio for inferior a 10%, talvez você não tenha com o que se preocupar. O Google precisa rastrear e indexar todas as suas novas páginas para veicular as novas versões aos usuários, portanto, você deve esperar um declínio temporário no tráfego orgânico. Dito isto, se já se passaram mais de alguns dias ou o tráfego caiu drasticamente, provavelmente há um problema maior em jogo.

E se for esse o caso, você vai querer inspecionar os três elementos a seguir.

1. Redirecionamentos

Uma das etapas mais importantes no redesenho de um site é configurar os redirecionamentos adequados – e pular essa etapa é uma das causas mais comuns de perda de tráfego. A menos que você mantenha todos os seus URLs exatamente iguais (e recrie cada uma de suas páginas antigas em seu novo site), os redirecionamentos são absolutamente necessários. Eles informam aos mecanismos de pesquisa e navegadores onde a nova versão de cada página está localizada – e sem eles, eles simplesmente pensarão que a página desapareceu.

Se você alterou sua estrutura de URL ou moveu páginas para novos locais, mas não configurou os redirecionamentos adequados, essa é provavelmente a principal causa da queda de tráfego. E se você não tiver certeza se esse é o problema, você pode fazer login no Search Console do Google , então vá para Rastreamento > Erros de rastreamento e selecione a guia “Não encontrado”.  

 Se houver páginas sem redirecionamentos em seu site, elas aparecerão aqui.

Para corrigir o problema você precisará implementar redirecionamentos 301 para cada uma de suas páginas antigas. Então, se você não tiver outros problemas, seus níveis de tráfego devem voltar ao normal dentro de algumas semanas.

2. Estrutura do site

A estrutura do seu site desempenha um papel importante na forma como o Google indexa e entende seu site, portanto, se ele mudou drasticamente durante a reformulação, você precisará criar um novo sitemap. Seu sitemap fornece uma lista básica de todas as páginas importantes do seu site, e você pode enviá-lo ao Search Console para acelerar o processo de reindexação de suas páginas e restaurar seus níveis de tráfego. Além do seu mapa do site, você também vai querer revisitar seus links internos.

Os links em suas páginas (especialmente sua navegação) desempenham um papel importante na forma como o Google indexa seu site. Se alguns apontarem para URLs desatualizados, isso também poderá causar problemas de rastreamento.

3. Cópia do site

Em alguns casos, os redesenhos de sites também envolvem uma cópia inteiramente nova. E embora isso possa ser útil se o redator estava ciente e incorporou as palavras-chave de destino originais, pode ser extremamente prejudicial se não. Se suas páginas não forem mais escritas de uma maneira que inclua as palavras-chave para as quais foram classificadas originalmente, seus rankings serão prejudicados por essas palavras-chave.

O algoritmo do Google foi projetado para fornecer aos usuários as informações que eles procuram, e se seu site não tiver mais essas informações, eles não as mostrarão como resultado. A melhor maneira de corrigir esse problema é trabalhar com uma agência de marketing online de SEO experiente que possa otimizar suas páginas para suas palavras-chave de destino. E se você tiver um backup do seu site antigo salvo em algum lugar, poderá usá-lo para determinar quais palavras-chave usar em cada página.

Quanto tempo leva para o tráfego voltar aos níveis normais Se seu tráfego caiu como resultado de um dos problemas acima, você deve priorizar a solução do problema o mais rápido possível. Dito isto, seu tráfego provavelmente não voltará da noite para o dia. Pode levar algumas semanas para que o Google rastreie e reindexe todas as suas novas páginas e, até que elas voltem a ser classificadas nos resultados de pesquisa, seu tráfego será menor do que o normal.

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