Assessoria contábil para MEI

Não importa se você é um contador autônomo, tem um escritório ou uma empresa de contabilidade, prospectar novos clientes é fundamental para ter uma boa receita.

O fato é que um perfil muito comum de cliente, o MEI, é muito negligenciado por não oferecer grandes oportunidades para empresas de contabilidade, mas, menosprezar esse microempreendedor pode ser um grande erro.

Pensando nisso, trouxemos, de forma clara e objetiva, como você pode incluir o MEI em sua carteira de clientes e como oferecer esse serviço da maneira adequada.

Quais tipos de serviço um MEI necessita

O MEI (Micro Empreendedor Individual), possui uma série de demandas contábeis que precisam ser feitas todos os meses e, vale lembrar, normalmente é próprio MEI que faz esse trabalho.

É por esse motivo que muitos MEIs acabam pagando impostos indevidos, gerando relatórios com falhas, etc. Uma que contrate um contador, as chances do MEI prosperar e migrar para uma ME(micro empresa) é muito grande.

Abaixo seguem algumas demandas que o MEI necessita na área contábil.

  • Abertura do MEI
  • Relatório Mensal das Receitas brutas
  • Declaração anual simplificada
  • Mei para ME
  • Emissão de notas fiscais

Claro que existem outros serviços a serem executados, como: Planejamento financeiro, controle de gastos, nota fiscal exterior, etc.

 Mas, a princípio, os quatro itens citados acima são os mais solicitados quando o MEI vai até o contador.

Vale lembrar que, quando você encontrar um MEI, precisa tomar uma abordagem diferente da tradicional, quando for oferecer seus serviços.

Por esse motivo, separamos dicas incríveis que vão ajudar você, mas, só se você ler os próximos tópicos.

Como oferecer serviço

Convencer o MEI a obter um serviço contábil pode ser fácil ou complicado. Isso porque depende muito da forma como o empreendedor pensa.

Por exemplo, muitas vezes o empreendedor é um pedreiro que não pode entrar no canteiro de obra sem ser MEI, um motoboy que precisa ser MEI para dar nota fiscal, etc.

Isso faz com que você lide com pessoas que ainda não pensam como empresários e, é sua tarefa, mostrar o que você vai fazer por ele, afinal, você é o contador.

Segue, no tópico abaixo, algumas dicas:

Deixe claro o que está oferecendo

O primeiro passo é ser honesto e sincero. Como é de conhecimento geral, MEI não tem obrigatoriedade de contratar um contador e você deve explicar isso durante a sua apresentação.

Cobre valores razoáveis

Como dito acima, MEIs podem ser brilhantes empresas no futuro, mas, no começo são pessoas comuns que, na maioria das vezes, se tornam MEIs ao acaso. 

Cobre valores razoáveis, lembre-se que você não terá o mesmo volume de trabalho que teria em uma empresa ou microempresa, então não há por que cobrar de um MEI o mesmo valor.

Ofereça planos financeiros relatórios

O MEI normalmente é a pessoa que executa o trabalho, ou seja, ela não tem tempo para verificar métricas, criar relatórios e gerar planos estratégicos.

Uma boa maneira de trazer o seu MEI para perto de você é criar uma projeção do que é esperado que ele seja, por exemplo: Você pode criar um gráfico onde mostrará como está o seu negócio naquele momento e uma previsão do que é esperado depois de um ano.

Se você estudou os negócios do seu MEI e realmente ele tem grande probabilidade de crescer, por que não o incentivar? Afinal você está crescendo junto, não é mesmo?

Conclusão

Agora que você sabe como oferecer assessoria contábil para MEI, deve estar se perguntando como encontrar a melhor maneira de gerir o negócio do seu novo perfil de cliente.

Então não deixe de ler nossas postagens, pois, já possuímos muitos conteúdos que vão ajudar você nesse problema.

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *