3 dicas para tirar fotos melhores com sua câmera compacta
1) Use as duas mãos sempre que possível.
Com mãos instáveis, será fácil obter algum desfoque de movimento. Observe como a câmera capturou o movimento do homem andando em primeiro plano, mas o fundo permanece nítido. As câmeras compactas geralmente têm sensores menores do que seus irmãos dSLR maiores. Isso significa que seus recursos de coleta de luz não são tão avançados quanto os sensores maiores e full-frame.
Sua câmera compacta geralmente precisará de mais luz (ou seja, um obturador mais lento, ISO mais alto e abertura maior) para obter a exposição adequada. Velocidades lentas do obturador significam que você obterá fotos borradas e alta sensibilidade ISO significará mais ruído.
Ao fotografar com uma câmera compacta (especialmente uma sem visor óptico), a maioria das pessoas tende a usar uma mão estendida na frente delas, o que não cria uma plataforma muito estável. Em vez disso, use as duas mãos para firmar a câmera e segure-a o mais próximo possível do corpo para criar uma plataforma estável para a câmera. Ao manter sua câmera o mais estável possível, você poderá definir a velocidade do obturador um pouco mais lenta do que o normal sem obter nenhum desfoque de movimento.
E um obturador mais lento também significa que você não precisa aumentar muito a sensibilidade ISO e isso significa que você terá menos ruído em suas fotos.
2) Aprenda as peculiaridades da sua câmera. Toda câmera tem.
Já tive e usei muitos tipos diferentes de câmeras e, embora todas funcionem com os mesmos princípios básicos (controle de luz), elas não são todas iguais em função e em uso.
Na verdade, depois de um tempo, você notará que cada câmera que você usar terá suas próprias características, personalidades. Por exemplo, algumas câmeras não cooperarão muito com pouca luz. Outras câmeras focarão lentamente e outras terão superexposição ou subexposição.
Estas não são realmente falhas ou deficiências, são apenas pequenas imperfeições com as quais você deve aprender a trabalhar. As câmeras compactas não são como os sistemas DSLR no sentido de que, se você não estiver satisfeito com o desempenho, poderá simplesmente mudar para uma lente diferente ou mudar o corpo da câmera. As câmeras compactas vêm como um pacote e, como tal, todas terão suas pequenas peculiaridades e idiossincrasias embutidas.
Quanto mais familiarizado você estiver com as peculiaridades da sua câmera, melhor saberá como trabalhar com elas ou ao seu redor. Para o usuário de câmera compacta, isso é inestimável porque significa que, ao levar sua câmera com você em todas as suas aventuras, você saberá exatamente como ela se comporta em qualquer circunstância.
3) Em caso de dúvida, use o modo automático.
A câmera escolheu um segundo 1/200. velocidade do obturador, ISO 125, abertura f/5.6. Eu provavelmente teria escolhido configurações muito semelhantes. A compacidade de uma câmera compacta é uma faca de dois gumes.
Por um lado, eles são fáceis de transportar e levar para qualquer lugar. No entanto, sua portabilidade significa que os controles e funções das câmeras compactas geralmente ficam ocultos nos menus e são acessados apenas pelo uso de minúsculos botões. Isso realmente não contribui para a experiência de disparo mais rápida ou fácil.
Os revisores de câmeras se referem a isso como o “manuseio” da câmera. Para se antecipar a quaisquer problemas de manuseio durante aqueles momentos em que você só precisa tirar a foto, use o modo automático da sua câmera, ou os muitos modos de cena que as câmeras compactas costumam ter. As câmeras compactas, especialmente nos últimos 5 anos, são feitas para serem usadas no modo automático ou em seus modos de cena. Eles são incrivelmente inteligentes assim.
Na verdade, os controles manuais (se sua câmera os tiver) são adicionados apenas para o fotógrafo mais experiente (ou mais exigente). Na verdade, a maioria das câmeras compactas nem possui controles manuais. Muitas vezes, se você usar o modo automático ou os modos de cena da câmera corretamente, obterá resultados incríveis sem nem pensar em f-stops e velocidades do obturador. Em vez disso, você se concentrará apenas nos aspectos mais importantes da fotografia, como composição e escolha de seus assuntos para obter uma foto de qualidade e poder publicar em seu site.